A estilista modificou não apenas a moda, mas também o estilo da mulher. |
Quem nunca ouviu falar de Chanel? Mesmo se não se interessa por moda, sabe quem é a precursora do pretinho básico. Coco Chanel
foi um marco na história da moda, muitos estudiosos afirmam que é o grande nome
do século XX. Ela não só desenvolveu um estilo reconhecido até hoje, como
também influenciou o comportamento das mulheres durante várias décadas.
Mesmo
antes de abrir sua primeira loja de chapéus, Chanel já chamava atenção por seus
trajes despojados e sua simplicidade contrastava com o vestuário da época. De
início, a estilista dedicou-se apenas à criação de chapéus, que se distinguiam
por serem bem menores e simples do que os modelos enormes que faziam
sucesso.
O
sucesso foi tanto que logo ela passou a vender roupas. Chanel criava o que ela
necessitava usar, sempre optando pela praticidade. Em um dia frio, usou um
suéter do seu então amante Boy Capel e lançou moda. Foi o passo inicial para inventar
outras peças com influências masculinas.
Como conta Dinah Bueno Pezzolo, consultora de
moda, Coco sabia que bastava vestir determinada roupa para que ela se tornasse
moda instantânea. “Chanel passou a ser imitada e, assim, seu sucesso cresceu.
As roupas à venda em sua loja, no primeiro andar da Rua Cambon – onde ainda
hoje funciona a Maison Chanel -, eram inspiradas em seu guarda-roupa
particular, marcado pela praticidade.”
Coco Chanel ajustando o clássico vestido preto |
Os grandes ícones
Camisa e saia de jerséi. |
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi a única
loja que permaneceu aberta e, em tempos que ninguém queria ostentar riqueza e
vestidos sofisticados, o estilo Chanel fez ainda mais sucesso. “Seus conjuntos
de duas peças, capas e paletós de jérsei, versáteis, claramente usáveis,
causaram sensação em virtude de sua simplicidade. O jérsei fora usado
anteriormente para roupas esportivas e roupas de baixo masculinas, mas Chanel
fez do prosaico tecido o máximo em moda.”, ilustra Valerie Mendes e Amy de la
Haye.
Em
1926, lançou o que viria a ser um dos seus maiores ícones, o famoso “vestidinho
preto”, que todas as mulheres deveriam ter no armário como sinônimo de
elegância. Chanel descobriu também o tweed, tecido originalmente
próprio para roupas masculinas, que passou a utilizar em seus famosos tailleur,
blazer feminino com saia. As
manequins de sua loja usavam o tailleur
com colares de pérolas falsas, enquanto as mulheres não ousavam sair às ruas
sem suas jóias de pedras preciosas.
Já na década de 30, Coco transformou a camélia em um símbolo do seu estilo e era representada como jóias e tecidos e usadas em acessório de cabelo, cinto ou broche.
Na Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou suas lojas e só ressurgiu em 1954, já com 70 anos. Em 1955 é lançada a 2.55, a bolsa mais célebre da marca, a ideia era fazer um modelo prático, que pudesse ser usado no ombro, e não carregado na mão.
Atemporalidade Chanel
Mulheres do mundo todo passaram a usar suas roupas e acessórios, que, mesmo naquele tempo, já eram copiados pelo mundo afora. Trabalhou ativamente em sua marca até o ano de sua morte aos 87 anos. Mas, seu estilo persiste até hoje, a marca Chanel acabou tornando-se um grande império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes.
O look Chanel surgiu como um novo conceito de moda, de linhas reduzidas e, que o mais importante era a maneira de se usar, independente do que se usa. Alcançou o objetivo de revelar a juventude, a liberdade dos movimentos, a praticidade e o ritmo intenso das mudanças do mundo moderno. E, o mais importante, se mantém atemporal, como ela mesma disse: “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Já na década de 30, Coco transformou a camélia em um símbolo do seu estilo e era representada como jóias e tecidos e usadas em acessório de cabelo, cinto ou broche.
Na Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou suas lojas e só ressurgiu em 1954, já com 70 anos. Em 1955 é lançada a 2.55, a bolsa mais célebre da marca, a ideia era fazer um modelo prático, que pudesse ser usado no ombro, e não carregado na mão.
Atemporalidade Chanel
Mulheres do mundo todo passaram a usar suas roupas e acessórios, que, mesmo naquele tempo, já eram copiados pelo mundo afora. Trabalhou ativamente em sua marca até o ano de sua morte aos 87 anos. Mas, seu estilo persiste até hoje, a marca Chanel acabou tornando-se um grande império, que inclui bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes.
O look Chanel surgiu como um novo conceito de moda, de linhas reduzidas e, que o mais importante era a maneira de se usar, independente do que se usa. Alcançou o objetivo de revelar a juventude, a liberdade dos movimentos, a praticidade e o ritmo intenso das mudanças do mundo moderno. E, o mais importante, se mantém atemporal, como ela mesma disse: “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Vestido Chanel e Tailleur de tweed |
Em
março deste ano, a marca Chanel divulgou um vídeo mostrando como é produzida a
famosa jaqueta de tweed preta.
2 comentários:
Só tenho uma sugestão. Não dá pra mudar a cor da barra de comandos ali de cima? Tá mto clara. Não tá dando pra enxergar.
Tá de parabéns!
Seu TCC será um sucesso!
Beijos
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