Glossário de moda

ACABAMENTO: Série de processos por que passam um tecido ou produto para se obter uma melhor aparência e sensação tátil.


ACESSÓRIO: Elemento usado como complemento ao vestuário, como bolsas, cintos, jóias, etc.


ALFAIATARIA: Oficina em que são confeccionadas as peças habitualmente usadas em situações sociais por homens. O terno se originou da palavra ALFAIA, árabe, que significa “coisas móveis”, como mobiliário, louças e roupas. Atualmente este termo também é utilizado para designar um estilo, onde a construção das roupas são estruturadas.

ALTA-COSTURA:  A mais alta qualidade de roupas para mulheres, feita sob medida.  As regras que governam as maisons autorizadas a mostrar coleções de alta-costura em Paris são ditadas por um órgão regulador, a Fédération Française de la Couture.

ANDRÓGINO: O termo andrógino se refere a uma pessoa que possui referências do sexo masculino e feminino. Na década de 70, o andrógino não era tão comum, já que o termo unissex era mais utilizado. Foi apenas na década de 90 que a androginia foi adotada e mais aceita. Uma modelo que ainda é referência para androginia é a Twiggy, porém atualmente existem outros modelos, como Andrej Pejic.

BAINHA: Dobra da barra do tecido de uma calça, saia, vestido ou casaco.

BLAZER:
 O verdadeiro blazer é o modelo jaquetão azul-marinho com botões dourados, com abotoamento simples e duplo. Esta peça era usada por donos de iates na Inglaterra no inicio do século XX. Pierre Cardin foi quem transformou em uma peça adaptável a todos os ambientes. Pode ser usado com calças clássicas, de sarja, e na versão mais esportiva, como jeans.

BOCA-DE-SINO: Calça com boca bem larga, que perto da barra tem vários centímetros de largura a mais que no início das coxas.

CASHMERE
: Lã fina e macia. O termo também é usado para nomear estampas aplicadas em tecidos que são obtidos a partir dessa lã.

CASUAL WEAR
: Do inglês casual (informal) e wear (usar). Estilo de roupa simplificada, à vontade, utilizada para ficar em casa ou ir a lugares informais. Jeans, malhas, jaquetas, etc.

CHEMISIER: Vestido reto que é como uma camisa masculina mais longa, fechado na frente por botões.

CROQUI
: Desenho de um modelo.

ESTILO: Manifestações pessoais, individuais ou grupais, exteriorizada através do modo de se vestir ou de se expressar. Segue características próprias ou influenciadas por uma época.

EVASÊ: Corte de roupas que alarga sutilmente em direção à parte inferior.

FIBRAS TÊXTEIS ARTIFICIAIS: São fornecidas pela natureza, devendo passar por artifício que lhes dêem características de fibras têxteis. Ex. a madeira ou bambu, ambos podem dar origem a viscose.

FIBRAS TÊXTEIS NATURAIS: São aquelas fornecidas praticamente prontas pela natureza bastando limpa-las de impurezas: Ex. lã, algodão.


FIBRAS TÊXTEIS SINTÉTICAS: São aquelas cujas macromoléculas são obtidas através de reações químicas. Ex. do petróleo pode-se chegar à fibra de poliéster.

HI-LO: Gíria da moda para definir o estilo de alguém ou de alguma produção que combina peças caras e baratas. A palavra é uma abreviação dos termos high (que significa alto em inglês) e low (baixo), que são combinados para dar ideia de uma mistura de roupas e acessórios caros e baratos.

HYPE:palavra bastante usada, atualmente, com o sentido de “na moda” ou “em alta”

LOOK: Do inglês, olhar, é o estilo, o resultado da soma de roupa, acessórios, atitude, que se percebe numa única olhada. Significa visual, comportamento, aparência de uma pessoa, devido a sua maneira de vestir.

MATELASSÊ: Efeito acolchoado obtido por meio da costura de linhas verticais e horizontais que formam quadrados (às vezes com enchimento) na superfície do tecido.

MINIMALISTA
: É o simples, o básico, que procuro no mínimo, se tornar o máximo.

MUSSELINA: Tecido de algodão muito fino, leve e transparente.

PRÊT-À-PORTER: Expressão francesa que significa “pronto para vestir” e dá nome às roupas que não são feitas sob medida, mas estão prontas e disponíveis em lojas.

POWER DRESSING: expressão cunhada nos anos 80 para definir o estilo correspondente ao espírito da época, baseado na ostentação de poder e status social.

RETRÔ: Em francês, a palavra significa antiquado. Em português, a expressão é usada para definir um estilo de roupa característico de alguma época passada que tenha voltado à moda.

STREETWEAR: Do inglês street (rua) wear (usar). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores.

TAILLEUR: Conjunto feminino de saia e casaco ou calça e casaco (este, também conhecido como costume).

TWEED: Tecido de lã “penteada”, grossa e rústica, com fios que apresentam pequenas bolinhas multicoloridas.

VINTAGE: Adjetivo que faz referência à moda de épocas passadas.