segunda-feira, 28 de maio de 2012

A evolução das saias volumosas



Vestido vertugado -  Durante o Renascimento, as mulheres usavam um vestido chamado vertugado. Era rígido na parte superior e da cintura para baixo abria-se em formato cônico com armações rijas, que impedia os movimentos livres. 


Vestido Farthingale – Ainda durante o Renascimento, o vertugado evoluiu para o vestido Farthingale. As laterais dos quadris cresceram bastante e eram sustentadas por armações de arames, barbatanas de baleia ou madeira, que ficavam maiores em direção à barra. 





Paniers -  Armações de galhos, geralmente de salgueiro ou vime, que criavam volumes laterais, utilizados durante a época do Rococó. Os vestidos muito volumosos eram divididos entre abertos e fechados.  Levavam esse nome, porque a saia do aberto tinha um recorte na parte da frente, deixando aparecer a segunda saia, muito ornamentada.


Crinolina – Muito parecida com as armações dos vestidos Farthingale, era uma armação de aros de metal usada sob a saia durante a Era Vitoriana e que possibilitava um enorme volume cônico e circular.Algumas saias chegavam a 3 metros de largura.


Ainda na Era Vitoriana, a crinolina deixa de ser circular para concentrar seu volume apenas na parte traseira do vestido.


Anquinha -  O último modelo das armações é a anquinha, que ficava nas costas, logo abaixo da cintura e acentuava a curva do quadril. 

Fonte: História da Moda - uma narrativa - João Braga




0 comentários:

Postar um comentário