Tailleur Bar |
“Eu desenho roupas para mulheres-flores, com
ombros arredondados, bustos empinados e cinturinhas finas marcadas por saias
ultrarodadas”. Foi assim que Christian Dior descreveu o look que radicalizou a moda após a Segunda Guerra Mundial e
devolveu a feminilidade às mulheres.
Durante
a guerra, tudo era escasso e a moda seguiu esse caminho, ficou séria, eram
poucas cores, poucos tecidos e quase nada de ideias. Em 1947, Dior apresentou
sua primeira coleção, batizada por uma jornalista como “New Look”. Saias amplas com bainhas a trinta centímetros
do chão, cintura marcada, valorização dos ombros, inspirados na moda da segunda
metade do século XIX, colocaram fim às formas rígidas do vestuário feminino
durante a guerra.
O modelo que se tornou o símbolo do "New
Look" foi o "tailleur Bar", um casaquinho de seda bege
acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos
tornozelos. Para completar o figurino: luvas, sapatos de salto altos e chapéu.
Assim, estava definido o padrão dos anos 50.
Vestidos "New Look" para noite. Foto por Francesco Scavullo, em 1954 |
Charm Magazine |
A polêmica e o
sucesso do “New Look”
Para
produzir essa silhueta, Dior trouxe de volta o espartilho, as anáguas e os
enchimentos. A polêmica instalou-se. As mulheres americanas foram às ruas
protestar contra o que achavam ser um retrocesso na liberdade feminina.
James
Laver conta que a Câmara de Comércio Britânica ficou furiosa porque ainda
faltavam muitas coisas na Inglaterra e essa moda foi considerada frívola diante
das circunstâncias. Causou furor tecidos como a seda serem usados de maneira
tão extravagante.
Porém, isso não impediu o sucesso estrondoso que
foi o “New Look”, a silhueta de ampulheta logo conquistou as mulheres de todos
os cantos do mundo e, vale lembrar, que não foram apenas a elite consumidora da
alta-costura, mas mulheres de todas as classes sociais que copiavam o modelo
com tecidos mais simples. “Bom para a indústria têxtil que precisava se
restabelecer depois da crise da guerra; bom para Dior que se impôs cada vez
mais; e bom para a moda que se tornou novamente sonhadora e feminina.”, declara
João Braga.
Vestidos Dior, 1950 e 1951 |
O
“New Look” tornou-se a marca da década de 50 e toda a moda dessa época era
inspirada na silhueta reinventada por Dior, cintura marcada e saias rodadas. As
variações para o estilo eram muitas, ora a saia ficava justa, ora ampliavam-se,
ficavam mais retas e longas ou mantinham-se abaixo dos joelhos com volume.
Vestido Balmain, 1951 |
New Look comentado por Karl Lagerfeld em alemão.
Remake do New Look
Leia mais em:
O "New Look" atual
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