quarta-feira, 6 de junho de 2012

O glamour está de volta

Tailleur Bar
“Eu desenho roupas para mulheres-flores, com ombros arredondados, bustos empinados e cinturinhas finas marcadas por saias ultrarodadas”. Foi assim que Christian Dior descreveu o look que radicalizou a moda após a Segunda Guerra Mundial e devolveu a feminilidade às mulheres.        

Durante a guerra, tudo era escasso e a moda seguiu esse caminho, ficou séria, eram poucas cores, poucos tecidos e quase nada de ideias. Em 1947, Dior apresentou sua primeira coleção, batizada por uma jornalista como “New Look”.  Saias amplas com bainhas a trinta centímetros do chão, cintura marcada, valorização dos ombros, inspirados na moda da segunda metade do século XIX, colocaram fim às formas rígidas do vestuário feminino durante a guerra. 

O modelo que se tornou o símbolo do "New Look" foi o "tailleur Bar", um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Para completar o figurino: luvas, sapatos de salto altos e chapéu. Assim, estava definido o padrão dos anos 50.


Vestidos "New Look" para noite. Foto por
Francesco Scavullo, em 1954

Charm Magazine
A polêmica e o sucesso do “New Look”

Para produzir essa silhueta, Dior trouxe de volta o espartilho, as anáguas e os enchimentos. A polêmica instalou-se. As mulheres americanas foram às ruas protestar contra o que achavam ser um retrocesso na liberdade feminina.              

James Laver conta que a Câmara de Comércio Britânica ficou furiosa porque ainda faltavam muitas coisas na Inglaterra e essa moda foi considerada frívola diante das circunstâncias. Causou furor tecidos como a seda serem usados de maneira tão extravagante.                              

Porém, isso não impediu o sucesso estrondoso que foi o “New Look”, a silhueta de ampulheta logo conquistou as mulheres de todos os cantos do mundo e, vale lembrar, que não foram apenas a elite consumidora da alta-costura, mas mulheres de todas as classes sociais que copiavam o modelo com tecidos mais simples. “Bom para a indústria têxtil que precisava se restabelecer depois da crise da guerra; bom para Dior que se impôs cada vez mais; e bom para a moda que se tornou novamente sonhadora e feminina.”, declara João Braga.

Vestidos Dior, 1950 e 1951
O “New Look” tornou-se a marca da década de 50 e toda a moda dessa época era inspirada na silhueta reinventada por Dior, cintura marcada e saias rodadas. As variações para o estilo eram muitas, ora a saia ficava justa, ora ampliavam-se, ficavam mais retas e longas ou mantinham-se abaixo dos joelhos com volume.      

Vestido Balmain, 1951

New Look comentado por Karl Lagerfeld em alemão.        

Remake do New Look

Leia mais em:
O "New Look" atual

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