terça-feira, 19 de junho de 2012

McQueen: transgressão conceitual

Muitas vezes visto como bad-boy, Alexander McQueen é considerado um gênio da moda recente.  Seus desfiles eram um espetáculo de arte e levava os espectadores ao delírio, chegava a arrancar lágrimas.    

Começou na moda aos 16 anos, após abandonar a escola e ir para a Rua Saville Row, em Londres, ser aprendiz alfaiate. A ascensão foi rápida. Em 1992, criou sua própria marca e, quatro anos depois, foi chamado para trabalhar na Givenchy, no lugar do amigo John Galliano. Nesse período a contratação de estilistas novos pelas casas de alta-costura foi uma forma de reacender a paixão pela alta-moda.  Em 2000, vendeu 51% da companhia McQueen para o Grupo Gucci e ficou com o cargo de diretor criativo. Um ano depois deixou a Givenchy.  

Em 2010, Alexander McQueen se suicidou e ficou a cargo de Sarah Burton as novas criações da marca.          

Desfiles outono-inverno 2006 e 2009
Arte e moda

O estilista empregava em suas coleções temas não-usuais, que subvertem as regras dos desfiles de modas convencionais e questionam a realidade, apesar de serem apresentados de forma fantasiosa, como no desfile de inverno 2009 que misturou alta-costura com sucata. Além disso, também se inspira no cinema, fotografia, artes plásticas e literatura. 

A primeira coleção comercial para a marca própria foi lançada em 1993 e apresentada em formato estático no Hotel Ritz de Londres.  “Fotografias do filme Taxi Driver foram estampadas em sobrecasacas e saias circulares de cetim duchesse, conjugadas a camisas de chiffon preto com mangas com 1,20 m de comprimento.”, conta a historiadora de moda Valerie Mendes.   

McQueen sempre mostrou enorme habilidade de alfaiataria e visões de modas originais, que, muitas vezes, chocavam.  

De acordo com Valerie Mendes, o estilista desenhava cinco coleções por temporada: alta-costura, prêt-à-porter e uma coleção com peças clássicas para a Givenchy, mais roupas femininas e masculinas para sua marca. “Para cada uma, ele combina, com sucesso, sua exclusiva veia criativa, conhecimento técnico e atração comercial.”, afirma ela. 

Primavera-verão 2001, inspirado no file The Birds,
de Alfred Hitchcock (1963)

Desfile Inverno 1999, inspirado no filme "O Iluminado", de Stanley Kubrick.
Alguns dos melhores desfiles de McQueen


Leia mais em:
Tendências McQueen

0 comentários:

Postar um comentário