“Eu sempre brincava ao lado da minha mãe, via ela
cortando e costurando. As revistas sempre me encantavam, porque os editorias da
época continham ilustrações das roupas.” É assim que o estilista Fábio Ranieri,
hoje diretor criativo da marca mineira Ananda, define seu interesse pela moda.
Na adolescência cursou artes plásticas e descobriu sua percepção artística.
Apesar de não ter cursado faculdade de moda, para o
estilista sua maior graduação foi uma confecção de varejo. “O conhecimento que adquiri
fazendo, testando, vivendo e aprendendo me valeu mais que qualquer teoria.”
Via e-mail, Fábio generosamente atendeu o pedido de entrevista do blog e contou
como é a sua relação com história da moda.
- Como
foi o começo da sua carreira?
Aos 18 anos comecei a trabalhar em uma loja de tecidos, onde desenhava modelos para as clientes, mesmo sem muito conhecimento de costura e modelagem. Depois trabalhei em confecções de grande porte e comecei a entender melhor a cadeia têxtil e seus processos. Também trabalhei em agência de modelos e desenvolvimento de desfiles. Em Belo Horizonte, estudei modelagem plana e moulage. Aqui em Governador Valadares trabalhei em outra confecção e foi minha graduação, não trocaria o tempo que trabalhei nesta fábrica por uma faculdade.
Aos 18 anos comecei a trabalhar em uma loja de tecidos, onde desenhava modelos para as clientes, mesmo sem muito conhecimento de costura e modelagem. Depois trabalhei em confecções de grande porte e comecei a entender melhor a cadeia têxtil e seus processos. Também trabalhei em agência de modelos e desenvolvimento de desfiles. Em Belo Horizonte, estudei modelagem plana e moulage. Aqui em Governador Valadares trabalhei em outra confecção e foi minha graduação, não trocaria o tempo que trabalhei nesta fábrica por uma faculdade.
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Atualmente trabalha em qual marca?
Há cinco anos trabalho na marca Ananda , faço a direção criativa e desenvolvo todos os produtos. Trabalhamos com foco no atacado e vendemos para todo o Brasil. Participamos de eventos de grande porte, como o Fashion Rio, Rio-a-Porter- Salão de moda Brasil/SP e Minas Trend Preview.
Há cinco anos trabalho na marca Ananda , faço a direção criativa e desenvolvo todos os produtos. Trabalhamos com foco no atacado e vendemos para todo o Brasil. Participamos de eventos de grande porte, como o Fashion Rio, Rio-a-Porter- Salão de moda Brasil/SP e Minas Trend Preview.
- Como você utiliza as
tendências de décadas passadas em suas coleções?
As décadas passadas são sempre revistas,
remodeladas e relembradas. Mas somente usada como inspiração, cores detalhes de
modelagens e ou acabamentos, ou somente o estilo. Pois décadas passadas
têm de ser relidas e não literais, pois se não os clientes podem parecer
fantasiados de anos 20,30,40,50,60.
- Teve alguma coleção
específica que se inspirou em alguma década?
Não
uma coleção completa trabalhada com um foco em uma década especifica, mas como
sou dos anos 80 isto é de certa forma uma década recorrente em meu trabalho.
- Pra você, qual é a
década mais inspiradora?
Todas me inspiram.
- E o estilista?
Antigo é o Balenciaga, contemporâneo,
Alexander MacQueen.
- Como essas tendências
antigas influenciam suas criações?
Elas influenciam de forma leve, gosto muito de
trabalhar com o contemporâneo.
- E quais são suas outras inspirações?
Arquitetura, artes plásticas e comportamento, em
geral.
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