domingo, 10 de junho de 2012

Fábio Ranieri e a Ananda


“Eu sempre brincava ao lado da minha mãe, via ela cortando e costurando. As revistas sempre me encantavam, porque os editorias da época continham ilustrações das roupas.” É assim que o estilista Fábio Ranieri, hoje diretor criativo da marca mineira Ananda, define seu interesse pela moda. Na adolescência cursou artes plásticas e descobriu sua percepção artística. 

Apesar de não ter cursado faculdade de moda, para o estilista sua maior graduação foi uma confecção de varejo. “O conhecimento que adquiri fazendo, testando, vivendo e aprendendo me valeu mais que qualquer teoria.”


Via e-mail, Fábio generosamente atendeu o pedido de entrevista do blog e contou como é a sua relação com história da moda.

- Como foi o começo da sua carreira?                                            
Aos 18 anos comecei a trabalhar em uma loja de tecidos, onde desenhava modelos para as clientes, mesmo sem muito conhecimento de costura e modelagem. Depois trabalhei em confecções de grande porte e comecei a entender melhor a cadeia têxtil e seus processos. Também trabalhei em agência de modelos e desenvolvimento de desfiles. Em Belo Horizonte, estudei modelagem plana e moulage. Aqui em Governador Valadares trabalhei em outra confecção e foi minha graduação, não trocaria o tempo que trabalhei nesta fábrica por uma faculdade. 

- Atualmente trabalha em qual marca?    
Há cinco anos trabalho na marca Ananda , faço a direção criativa e desenvolvo todos os produtos. Trabalhamos com foco no atacado e vendemos para todo o Brasil. Participamos de eventos de grande porte, como o Fashion Rio, Rio-a-Porter- Salão de moda Brasil/SP e Minas Trend Preview.

- Como você utiliza as tendências de décadas passadas em suas coleções?
As décadas passadas são sempre revistas, remodeladas e relembradas. Mas somente usada como inspiração, cores detalhes de modelagens e ou acabamentos, ou somente o estilo. Pois décadas passadas têm de ser relidas e não literais, pois se não os clientes podem parecer fantasiados de anos 20,30,40,50,60.

- Teve alguma coleção específica que se inspirou em alguma década?
Não uma coleção completa trabalhada com um foco em uma década especifica, mas como sou dos anos 80 isto é de certa forma uma década recorrente em meu trabalho.
- Pra você, qual é a década mais inspiradora?
Todas me inspiram.

- E o estilista?
Antigo é o Balenciaga, contemporâneo, Alexander MacQueen.


- Como essas tendências antigas influenciam suas criações?
Elas influenciam de forma leve, gosto muito de trabalhar com o contemporâneo.

- E quais são suas outras inspirações?
Arquitetura, artes plásticas e comportamento, em geral.

0 comentários:

Postar um comentário